O Rei do Shangri-lá

19

27 julho, 2013 por Caio César Malassise Luiz

Tag Almoço, Boteco, Cafés, Doces & Salgados, Lanches, , , , , , , , , , , , , ,

Eu particularmente prefiro bolinhos de carne rápidos no gatilho, pequenos (como todo bolinho deve ser) mas com explosões de sabor. Prefiro comer vários pequenos a mastigar aqueles bolinhos enormes que mais me lembram os bolos de carne feitos pelas grammas ítalo-americanas.

bolinhomordida

O melhor bolinho de carne de Londrina é um assunto ao qual eu tenho me dedicado durante os anos, assim como faz parte de debates intermináveis que também atravessam os anos. No fim das contas, me remeto à polêmica referente ao melhor jogador de futebol da história. Pelé ou Maradona, Lorena ou Mercado Shangri-lá, por mais que não desejemos e defendamos até o fim nossos preferidos, no fundo, é uma questão de escolha.

Independentemente de qual seja o melhor bolinho, o fato é que o bolinho de carne do mercado é aquele bolinho na medida, sem exagerar no tamanho nem nos temperos, é parada obrigatória para qualquer tipo de ida ao mercado. Só o que não é na medida ali é o sabor, aquilo sim é desproporcional, é daqueles bolinhos que fogem à ordem das coisas, como tanta satisfação pode vir daquele pedaço de carne moída frita é um mistério, me faz bater no peito e bradar com orgulho a opção pelo carnivorismo.

bolinhointeirobolinhoclose

O boteco, no fundo do Mercado Shangri-lá, funciona desde 1968, não me dei ao trabalho de perguntar desde quando o bolinho é servido, porque pra mim ele é eterno, no sentido que sempre esteve aí e sempre vai estar, me acompanha desde os tempos de cabular aula, a vagabundagem preenchia quase toda a extensão do balcão e botava as fritadeiras pra trabalhar, eram dezenas de bolinhos, de carne, de ovo, e coxinhas de mandioca.

Se o bolinho de carne tivesse alma, seria a alma de um rei, o rei do shangri-lá. O bolinho de ovo, vulgo bolovo, seria o seu braço direito, o fiel escudeiro, também na medida, um milagre, um salgado frito com um ovo perfeitamente cozido dentro, nunca me esqueço a primeira vez, com sal e pimenta do reino, infelizmente por enquanto não tenho a foto porque agora ele é servido somente aos domingos.local

Não menos nobres o boteco oferece também pastéis fritos na hora e outros salgados, também de excelente qualidade. Os pastéis remetem aos pastéis de feira. São pouquíssimos lugares em Londrina que te permitem abocanhar um pastel desse nível no meio da tarde.

Minha opção aqui foi carne, queijo e ovo, trio que deveria ser obrigatório em toda pastelaria que se preze, não teve erro.

pastelassadasExperimentamos também no dia a coxinha de carne com massa de mandioca, e para aqueles que preferem as coxinhas com massa de batata, eu os convido a dar uma passada por lá que vocês podem ficar surpresos.

coxinhaGastamos mais ou menos R$17,00 com dois bolinhos de carne, um pastel, uma coxinha e dois refrigerantes de garrafinha!

*as informações, promoções e preços descritos são válidos para a data das postagens e estão sujeitos a alterações*

Assada & Cia – Bar e Petiscaria 

Box 17 à 22 – Mercado Shangri-lá

Rua Visconde de Mauá, 168

(43) 3327-0805

Aceita Visa

Aberto de segunda a sábado, das 7h às 19h. Domingos e feriados, das 7h às 12h30

Por Caio César

Caio César Malassise Luiz

Facebook | Instagram
  • Gabriel Ramos 27 julho, 2013 at 12:09 pm

    Bom! Mancada por não me chamar hein Caio! Morei um bom tempo ae na zona A. Esse mercado é demais. Comi esses bolinhos e pasteis por vários FDS. Parabéns

    • Caio 27 julho, 2013 at 12:13 pm

      hahaha, qualquer hora a gente marca de comer uns bolinhos e tomar uma lá, valeu!

  • Marcelo Furuti 27 julho, 2013 at 12:25 pm

    Duas sugestões para encabeçar o ranking dos bolinhos de carne: o bolinho do restaurante Comidaria, e o bolinho da lanchonete Gelo e Açúcar, ao lado do Bar do Jaime! Indico!

  • Eliane Assada Montini 27 julho, 2013 at 2:46 pm

    Caio!! AMEI a matéria… e fico particularmente lisonjeada. Respondendo a um dos pontos da sua reportagem: sim, o bolinho de carne sempre esteve ali. É receita da minha avó, que faleceu há 4 meses e passada para minha tia, que hoje é quem faz a massa do bolinho. Desde 1968, estamos hoje na quarta geração da nossa família e a nossa história se confunde com a do Mercado Shangri-lá. Agradecemos imensamente a matéria, e todo esse seu relato rico em sabores, sensações e satisfação só nos dá a certeza de dar continuidade ao legado da minha avó!!

    • Caio 28 julho, 2013 at 3:14 am

      Eliane, lisonjeado fico eu, obrigado pelo comentário, e pra mim sempre foi isso aí mesmo, acertei sem querer, o bolinho é mágico, estará sempre aí, parabéns pelo serviço prestado, nunca deixou a desejar!

    • matheus 30 dezembro, 2013 at 9:51 pm

      Eliane, como cliente, parabenizo tua família pelo excelente local! Sou fã do mercado shangri-la e especialmente do teu cantinho!
      O pastel de camarao, a cerveja sempre gelada e o bolinho de carne são meus preferidos! Parabens!

      • Eliane 25 janeiro, 2014 at 9:20 am

        Mateus, agradecemos demais por sua preferência!! Tentamos sempre manter a qualidade de produtos e atendimento, mas sabe como é difícil com a rotatividade de funcionários, e a quantidade de pessoas nos fins de semana… Por favor, qdo estiver lá cumprimente o Fábio, pois será sempre bem-vindo!!

  • Lisandro 27 julho, 2013 at 4:33 pm

    Voces do baixa gastronomia estão me dando mais opções do que o tempo que tenho…Agora, além de provar as 3 coxinhas que não conheço mostradas pela Talita, tenho que conhecer esse bolinho de carne….mas devo dizer, aprecio todo esse mundo da baixa gastronomia e estou apreciando muito o trabalho de voces, parabéns…é um serviço de utilidade publica..

    • Andréa 31 julho, 2013 at 4:51 pm

      Eu tbém!!!! Mais opções do que o tempo me permite!! estou adorando as dicas, especialmente as dos botecos!!

  • Rafael 27 julho, 2013 at 4:37 pm

    Bolinho do Utopia no calçadão é top demais!

    • Tatiana Ribeiro 27 julho, 2013 at 4:54 pm

      Esse bolinho é demaaaais! E um segredo: é o meu (Tati) favorito. Logo posto sobre ele aqui :D

  • Osvaldo 2 agosto, 2013 at 6:54 pm

    A coxinha de carne com massa de mandioca é nota 11.

  • Amanda 29 agosto, 2013 at 5:01 pm

    Gente, ja percebi pelo posts que vocês tem verdadeira paixão por bolinhos de carne, assim como eu! Adoro essas dicas e ja pude desfrutar os bolinhos de alguns lugares que vocês indicaram por aqui, mas tenho que dizer que o melhor bolinho de carne da vida é o do bar da AREL que é gerenciada pelos filhos do saudoso “Baiano” o Rei da Batida, que teve por muito anos bar em Londrina. Infelizmente hoje em dia o bar da AREL só pode ser frequentado por sócios, mas na hora do almoço o restaurante da AREL, que também é administrado pelo pessoal do bar, abre para o público e os bolinhos estão sempre no Buffet! Vale a pena!

  • Luis 23 setembro, 2013 at 1:14 am

    Tem um bolinho otimo ali pertinho, no kerumais. Um bar em frente a praca, ao lado do antigo nobile hotel.

  • helio 29 outubro, 2013 at 10:33 am

    Saí de casa (perto do Evangélico só pra ir comer esse bolinho no Mercadão; eram pouco mais de 13hs no sábado.

    UMA BAITA DECEPÇÃO!!!

    Fui MAL ATENDIDO e o bolinho estava FRIO e ENCHARCADO!

    Um dia mal? Uma exceção? Não sei, só sei que vou pensar duas vezes antes de dar “uma nova chance” para tentar descobrir o que foi dito nesta matéria…

    Em resumo: FRUSTRANTE.

    • matheus 30 dezembro, 2013 at 9:46 pm

      helio, que pena… fui nesta final de semana e gostei do atendimento, comi o bolinho tbem, que estava otimo.
      Os pasteis tbem estao entre os melhores da cidade, sou fâ da casa!

  • Lugares para comer e beber como um londrinense – Baixa Gastronomia Londrina 10 dezembro, 2014 at 1:23 am

    […] Assada & Cia – Bar e Petiscaria (Mercado Shangri-lá) […]

  • Segue a gente aê!

    Receba dicas de lugares para comer em Londrina!