BGL pelo mundo: erros e acertos em Barcelona

3

29 agosto, 2014 por Duda e Tati

Tag Boteco, Cerveja, Especiais, , , ,

Quando viajamos, uma das melhores formas de conhecer a região é comendo sua comida. Extremamente turística, Barcelona reúne muitas culturas em uma cidade só. Por isso, depois de alguns dias aqui, resolvemos nos despir das expectativas e aproveitar de fato o que a metrópole tem a oferecer: seja provando os pratos mais típicos da gastronomia catalã, seja provando as comidas mais universais possíveis, como as massas ou ‘hamburguesas’.

Ainda estamos explorando a cidade, e indo atrás da Paella Perfecta! Entre erros e acertos vamos compartilhar com vocês nossas dicas e experiências.

Para economizar:

– Apesar de ser uma cidade cara, é possível encontrar locais com bom custo benefício. Mas, em primeiro lugar, não converta. hehehe. Deixe pra sofrer na hora de comprar o euro e aqui divirta-se.

Reveze entre uma refeição de rei e outra de plebeu. Tente comprar algo para tomar café da manhã em casa, coma um saduba (bocadillos) pela rua e deixe para investir seus euros em uma refeição deliciosamente elaborada à noite. Os espanhóis jantam tarde, aqui seu dia vai render.

Peça uma caña e não uma cerveza. É como os espanhóis pedem e significa que a bebida vem em um copo de aproximadamente 200 ml, saindo mais barato que as outras opções.

IMG_0273

– Peça pizza! Mesmo nos restaurantes mais “chiques”, as pizzas custam de 5 a 10 euros e servem duas pessoas.

IMG_0274

– Na hora de fazer o pedido, tenha em mente que as porções de massa geralmente são pequenas para o nosso padrão, mas com as entradinhas dá pra forrar o estômago integralmente.

IMG_0247

– Para os que são bom de garfo, a rede Fresc Co pode ser uma mão na roda. Por 9 euros você come a vontade várias opções de salada, frutas, pratos quentes, bebida, cafezinho e sobremesas.

– Uma opção rápida e barata, porém não muito gourmet e charmosa é a rede de Cervecería 100 Montaditos. Lá tem montaditos (sandubas pequeninos), aperitivos e cervejas a partir de um 1 €.

Fuja das Ramblas e dos restaurantes em pontos turísticos. Com algumas raras exceções, essa região oferece comida cara e de péssima qualidade, como paellas congeladas. Vale a pena andar um pouquinho e adentrar nas ruelas. As diferenças de preços aparecem e a qualidade no sabor e no serviço também!

IMGP0405

– A maioria dos restaurantes cobra cerca de 10% a mais se você sentar na terraza. É uma delícia e eu acho que vale a pena pagar hehehe, mas se o negócio é economizar…

Não deixe de fazer:

– Se quiser fugir do turismo, corra para o bairro da Gràcia. O bairro é puro charme, cheio de lojinhas de designers locais, bem residencial, mas cheinho de bares. Uma boa opção são os restaurantes da Carrer Verdi. Fomos no Gattopardo, uma casa de massas deliciosa. Depois falo mais do local!

IMG_0521

– Em volta da Plaça del Sol, também no bairro da Gràcia, tem vários barzinhos com terrazas. A partir das 18h o pessoal começa a chegar, sentar nas calçadas, alguns levam violão e assim vai até meia noite. 

IMG_0692

– Prove a Estrella, cerveja produzida aqui em Barcelona e uma das mais consumidas no país. Refrescante, de espuma cremosa e aquele aroma delicioso de lúpulo.

IMG_0691

– Se estiver na cidade em agosto, procure pela Festa Major, que acontece em diferentes bairros com feirinhas e shows gratuitos.

IMG_0297

– Tente falar em espanhol e arrisque umas palavrinhas em catalão (bon dia, adéu). Além de ficarem lisonjeados, eles vão te explicar cardápios e dar dicas locais com mais boa vontade :)

Coma camarão!! Ou melhor, GAMBAS. Aqui é difícil o treco ser ruim viu. E é mais barato que carne :DDDD

IMG_0108

– Muita fome? Aproveite o Plato ou Menu del Dia. Vem entrada, prato principal, sobremesa, bebida (peça a cava – espumante espanhol) e postre (sobremesa) ou café.

IMG_0250

– Não deixe de provar o Pan con Tomate. Parece sem graça, mas não é. É uma das coisas que mais amei na Espanha. tem um toque de alho. é barato. é crocante. é saboroso. cai bem com café, com cerveja, com cava.

pan con tomate

Sinta-se espanhol por um dia e tome café da manhã na rua em algum botequinho antigo.

café da manha

“Saia de tapas”. As tapas são pequenos aperitivos servidos em bares e restaurantes para acompanhar as bebidas. Cada região da espanha tem sua especialidade, mas você sempre vai ver calamares (lula), patatas bravas (batatinhas rústicas com um molho picante) e sardinhas.

IMG_0677

– Coma na terraza. Muitos restaurantes cobram uma taxa extra, mas é uma delícia ver o movimento e aproveitar a arte de não fazer nada.

IMG_0036

Em breve vamos postar alguns locais que comemos e recomendamos. E vocês aí tem alguma dica também? Compartilha com a gente!

Por Tatiana Ribeiro

Duda e Tati

Facebook | Instagram
  • Beatriz 29 agosto, 2014 at 5:26 pm

    Genteee do céu, vai no Pez Vella, melhor paella da vida! Juro!
    http://grupotragaluz.com/eventos/pez-vela/
    E para TAPAS o cañete!

    Beijos

    • [email protected] 29 agosto, 2014 at 6:20 pm

      Ahhhh, vou pesquisar e tentar ir, Beatriz. Muito muito obrigada pela dica!

      Beijão!

  • Taisa 15 outubro, 2015 at 4:19 pm

    Melhor pão com tomate!!! Até hoje procuro um igual…

  • Segue a gente aê!

    Receba dicas de lugares para comer em Londrina!