Comida alemã tradicional na Oktoberfest de Rolândia
315 outubro, 2014 por Maria Eduarda
Tag Cerveja, Comida Alemã, EventosDizem que a Oktoberfest é a maior festa popular do mundo, que ganha até do carnaval carioca. A verdade é que ela foi criada em 1810 para celebrar o casamento do Rei Ludwig I, em Munique, na Alemanha, e desde então não parou de fazer sucesso.
Com a chegada dos imigrantes alemães no Brasil começaram a aparecer as versões tupiniquins da festa, e temos uma bem legal que acontece bem aqui pertinho de Londrina, em Rolândia, cidade colonizada por alemães que realiza sua Oktoberfest desde 1988.
A Oktoberfest de Rolândia foi criada para preservar e divulgar a cultura alemã, e nestes 26 anos de idade traz muita música, danças típicas, concursos culturais e principalmente, muito chope, cerveja e comidas deliciosas.
Neste ano, o Restaurante da Oktober, considerado o carro-chefe da festa, serve a tradicional e boa comida típica alemã, como o Eisbein (joelho de porco), o Kassler (geralmente a bisteca de porco defumada), a Salsicha Bock e o Marreco.
Além das carnes, seus acompanhamentos também são tipicamente alemães, como o chucrute, o doce de maça e a batata.
Falando em batata, uma dica de uma grande amiga de Rolândia é provar a batata recheada da Oktober de lá. Ela garante que é muito saborosa e que o pessoal gosta muito! E para quem, da Alemanha, gosta só da cerveja, o restaurante também trará comida brasileira, como frango recheado e churrasco.
Segundo Ada Reis, que comanda o Restaurante da Oktober, a venda dos pratos típicos na tradicional festa alemã já provocou a vinda, ao Norte do Paraná, de turistas até mesmo da Alemanha. “Contamos com a participação dos rolandenses e visitantes de toda região, como Cambé, Maringá, Londrina, Ibiporã, Arapongas, além de gente de São Paulo, Rio de Janeiro e da Alemanha”, convoca Ada Reis.
Quando? 16 a 19 de outubro
Onde? Vila Germânica – Rolândia
Quanto? Ingressos R$4 (inteira) – R$2 (meia)
Quero ir,ano passado nao teve.
Sabe os valores dos pratos ja?
Boa Dudinha! Gostei da parte do “grande amiga de Rolândia” hahaha =)
E complementando as informações, parece que esse ano a Batata Recheada estará sob o comando de outra família, que não aquela que estamos acostumados. Mas confio na organização da festa e tenho certeza que estará tudo delicioso como sempre!
Bons tempos de Oktober né?
Beeijos amiga!
Uma pena ano passado ter sido “pulado”, e esse ano ser apenas um fim de semana, com pouca divulgação, uma bela tradição que vai se perdendo.