Comida alemã tradicional na Oktoberfest de Rolândia

3

15 outubro, 2014 por Maria Eduarda

Tag Cerveja, Comida Alemã, Eventos

Dizem que a Oktoberfest é a maior festa popular do mundo, que ganha até do carnaval carioca. A verdade é que ela foi criada em 1810 para celebrar o casamento do Rei Ludwig I, em Munique, na Alemanha, e desde então não parou de fazer sucesso.

Com a chegada dos imigrantes alemães no Brasil começaram a aparecer as versões tupiniquins da festa, e temos uma bem legal que acontece bem aqui pertinho de Londrina, em Rolândia,  cidade colonizada por alemães que realiza sua Oktoberfest desde 1988.

A Oktoberfest de Rolândia foi criada para preservar e divulgar a cultura alemã, e nestes 26 anos de idade traz muita música, danças típicas, concursos culturais e principalmente, muito chope, cerveja e comidas deliciosas.

Neste ano, o Restaurante da Oktober, considerado o carro-chefe da festa, serve a tradicional e boa comida típica alemã, como o Eisbein (joelho de porco), o Kassler (geralmente a bisteca de porco defumada), a Salsicha Bock e o Marreco.

COMIDA-EISBEIN

Eisbein, com batata, doce de maçã, chucrute e salsicha. Foto: divulgação.

Além das carnes, seus acompanhamentos também são tipicamente alemães, como o chucrute, o doce de maça e a batata.

COMIDA-BOCK

Salsichas alemãs. Foto: divulgação

Falando em batata, uma dica de uma grande amiga de Rolândia é provar a batata recheada da Oktober de lá. Ela garante que é muito saborosa e que o pessoal gosta muito! E para quem, da Alemanha, gosta só da cerveja, o restaurante também trará comida brasileira, como frango recheado e churrasco.

Segundo Ada Reis, que comanda  o Restaurante da Oktober, a venda dos pratos típicos na tradicional festa alemã já provocou a vinda, ao Norte do Paraná, de turistas até mesmo da Alemanha. “Contamos com a participação dos rolandenses e visitantes de toda região, como Cambé, Maringá, Londrina, Ibiporã, Arapongas, além de gente de São Paulo, Rio de Janeiro e da Alemanha”, convoca Ada Reis.

Oktoberfest Rolândia 2014

Quando? 16 a 19 de outubro

Onde? Vila Germânica – Rolândia

Quanto? Ingressos R$4 (inteira) – R$2 (meia)

Por Maria Eduarda Oliveira

Maria Eduarda

Facebook | Instagram
  • Seba Rodrigo 15 outubro, 2014 at 4:25 pm

    Quero ir,ano passado nao teve.
    Sabe os valores dos pratos ja?

  • Fernanda Concolin 17 outubro, 2014 at 8:08 pm

    Boa Dudinha! Gostei da parte do “grande amiga de Rolândia” hahaha =)
    E complementando as informações, parece que esse ano a Batata Recheada estará sob o comando de outra família, que não aquela que estamos acostumados. Mas confio na organização da festa e tenho certeza que estará tudo delicioso como sempre!
    Bons tempos de Oktober né?
    Beeijos amiga!

  • Eduard 18 outubro, 2014 at 8:00 am

    Uma pena ano passado ter sido “pulado”, e esse ano ser apenas um fim de semana, com pouca divulgação, uma bela tradição que vai se perdendo.

  • Segue a gente aê!

    Receba dicas de lugares para comer em Londrina!