Lugares para comer e beber como um londrinense

especial LONDRINA 80 ANOS

53

10 dezembro, 2014 por Duda e Tati

Tag Almoço, Boteco, Cafés, Doces & Salgados, Especiais, Jantar, Lanches, Vegetariana, , ,

Décadas de banquetes, bebedeiras e muita história pra contar. Pra celebrar os 80 anos da nossa cidade, nada mais justo do que falar dos recintos mais típicos de Londrina. Afinal, não tem jeito melhor de conhecer uma cidade do que comer da sua comida.

Pensando nisso, fizemos um  listão dos lugares mais ‘LONDRINA’ para comer e beber. E viva nossa cidade, viva os londrinenses de nascença ou de coração, viva a nossa gastronomia, os nossos botecos, os nossos restaurantes, uhull! E ao final da matéria, deixe sua dica, seu pitaco e a sua homenagem também!

Bar Brasilbar-brasil-londrina-06Londrinense que se preze já assistiu jogo no Bar Brasil. Essas portinhas da esquina da Hugo Cabral com a Piauí guardam segredos de 73 anos de história, no bar mais antigo da cidade! Não deixe de provar o Sanduíche de Pernil e a Porção de Pastéis. Endereço: Rua Hugo Cabral, 767. Telefone: 3323-4418.

Strassberg
Esse cantinho acolhedor é perfeito para os almoços de domingo. Foi fundado pela família Strass, imigrantes alemães, que chegaram à região em 1927. As receitas do famoso Eisbein (Joelho de Porco) e do Pirog (pasteizinhos de ricota dourados no bacon, com molho de creme de leite) são todas da Olga, matriarca da família. E também tem as tortas e os sucos preparados com uvas e amoras cultivadas no local. Endereço: Rod. Celso Garcia Cid, Km 401. Telefone: 3398-4220.

Izakaya
Este é um dos bares mais queridos da Zona Norte. Fundado há 18 anos pelo casal Bornia, o boteco serve Vaca Atolada, caldo de peixe e de mocotó, sashimi de Tilápia e até mesmo Rã à Milanesa e Filé de Jacaré. Outras coisas a se provar é a Tilápia Inteira Frita e a Dobradinha. Endereço: Rua Arcindo Sardo, 109. Telefone: 3328 3296.

Toca do Bodetoca-do-bode-02Fundado em 1982, este boteco é tipo “novos amigos de infância”. Você conhece e já se sente em casa. Coordenado pelas irmãs Nagao, o cantinho serve porções de pastel, bolinho de carne, cabotiá com carne seca, panceta, coxinha de frango e de bacalhau no capricho! (Tudo preparado até hoje pela Dona Helena, de 76 anos!). E aos sábados rola comidinha caseira à vontade. Endereço: Rua Assunção, 189.

Arnaldo’s
Este sanduba é responsável por lombrigas semanais em muitos londrinenses e gente que passa por aqui. Fundado em 1990, na época o Arnaldo’s era apenas um carrinho de lanches e hoje tem duas sedes, produzindo mais de 4 mil lanches por dia! Aqui o Hot Dog ganhou um ingrediente especial, o frango, tornando o prato praticamente um patrimônio pé vermelho. O segredo, para alguns, está no molhinho, com sabor de pimenta, cebola e alho. Inesquecível. Endereço: Av. Bandeirantes, 55; Av. Maringá , 982. Telefone: (43) 3339 98 98.

Mocidademocidade_01Várias gerações de Londrinenses já passaram por aqui para bater papo, tomar aquela gelada e apreciar o famoso Sashimi de Tilápia. Comenta-se por aí, que o bar foi o primeiro a servir essa porção em Londrina. Você também não pode deixar de provar a salada agridoce de pepino, a porção de tilápia, o bolinho de peixe e o sukiyaki. Endereço: Rua Itajaí, 100 – Vila Nova. Telefone: (43)3329-0924.

KiberamabalcãoQuem conhece esse balcão sabe que além de muita tradição, este lugar guarda o verdadeiro sabor das arábias em Londrina! Michel e Saline Dakkache abriram as portas do Kiberama em 1965, servindo carneiro grelhado, charuto e todos os pratos tradicionais da culinária árabe. No almoço, funciona o buffet por kilo e, à noite, os pratos típicos são servidos em rodízio. Para o lanche, as famosas esfihas abertas e fechadas, porções, kibes e beirutes. Rua Mato Grosso, 206. Telefone: 3324-6234.

Utopia
No local desde 1982, a família Takahira oferece um dos salgados mais deliciosos do Calçadão de Londrina! Destaque para o bolinho de carne, de casquinha com a mais perfeita espessura e pedações de cebola, que dão uma textura especial ao recheio. Suculento, com pura carne moída das boas. Você também não pode deixar de provar a coxinha – bem sequinha e com bastante recheio -, feita pela mesma senhora há quase 40 anos. Endereço: Av. Paraná, 14. Telefone: (43) 3321-6148.

Vitamina e Pastelaria Sergipevitamina-sergipe-06Mais que criar uma das vitaminas mais gostosas da cidade, a família Sekiyama construiu um lugar onde todos têm alguma história pra contar. Desde os anos 70, gerações de londrinenses ficaram fortes tomando a vitamina de fórmula secreta. A bebida é o carro-chefe, mas o pastel também está nos rankings dos melhores da cidade. São seis opções simples de recheio, todos com a combinação perfeita entre a maciez e a crocância. Endereço: Rua Sergipe, 381. Telefone: (43) 3322 5951.

Bar do Tomio
Desde 1977, este boteco mescla simplicidade e tradição na charmosa Vila Brasil. Tem coxinha, bolinho de bacalhau. Tudo feito com massa de mandioca – a ‘irmã’ mais gostosa da batata. O bar também serve espetinhos de lombo de porco e até de filé de tilápia, dobradinha, feijoada, e o famoso bolinho de carne – que para alguns é o melhor da cidade! Endereço: Rua Venezuela, 490. Telefone: (43) 3344 6112.

Vilão
Sem dúvida, este é um dos cantinhos mais românticos da cidade. O Vilão foi inaugurado em 1978 e conquista pelo clima aconchegante, boa música e decoração super criativa. O bar oferece buffet temáticos, com cassoulet às terças; o famoso chilli às quartas; e strogonoff aos domingos. Todos os dias, massas com várias opções de molho, além de vinhos e cervejas especiais. Endereço: Rua Sergipe, 1461. Telefone: 3322 08 54.

Valentino
Desde quando a saudosa casinha ficava ali perto da Av. Bandeirantes, o Valentino não é famoso apenas pelas baladinhas. A casa também prepara um santo macarrão e serve maravilhosas porções de bruschettas! Farta, com muito molho de tomate, gostinho delicioso de alho e bem servida de muçarela. Endereço: Rua Prefeito Faria Lima, 486. Telefone: (43) 3348-0791.

Cantina do Nonoca
Essa cantina oferece um dos melhores PF’s da cidade. Preparado pelas mãos divinas da Dione, o cardápio é diferente a cada dia da semana. Um dos mais deliciosos é o de terça-feira, com com tutu e cabotiá! Isso sem falar no zoiúdo – de clara dourada e gema durinha. E aos sábados tem a famosa feijoada! Imperdível! Endereço: Aveninda Higienópolis, 1731. Telefone: (43) 3323 17 39.

Bar do Jaimebar-do-jaime-londrina-6Só quem conhece e já sentou alguma vez no balcão do Jaime é que sabe o sentimento bom que este espaço reserva. O clima é nostálgico e, como dizia o jornalista e escritor João Antônio, o lugar remete aos “anos loucos de Londrina”. Sanduíche de pernil às quintas, costelinha de porco às sextas e a famosa feijoada aos sábados, sempre acompanhadas daquela cervejinha gelada e cu de burro. Endereço: Rua Senador Souza Naves 132. Telefone: (43) 3323-4628.

Rodeiofoto-21-1024x768Rodeio não é só comida. É nostalgia pé vermelha. É curtir o Centro, parar na banca de jornal, passear pelo Calçadão. É se servir de memórias: da história de quem faz, de quem serve, de quem come. Aberto desde 1966, lá, tudo é tradição. Desde a fachada, os pratos, até os garçons. Um deles, o seu Nelson, tem 72 anos de idade e 43 de casa. É obrigatório provar o Filé à Parmegiana, de carne suculenta (cortada com a colher), e molho caseiro deliciosamente temperado e em abundância para molhar o arroz. Endereço: Rua Professor João Cândido, 333. Telefone: (43) 3323 8372.

Panificadora Central
Fundada em 1960, a Panificadora Central está no coração de Londrina, na Vila Casoni. Pães, bolos, salgadinhos e doces feitos desde a sua inauguração ainda figuram no cardápio. Uma verdadeira relíquia gastronômica Londrinense, muito bem preservada. Aproveite para tomar um café e passear por um dos bairros mais antigos e charmosos da cidade. Endereço: Rua Caraíbas, 199 – Vila Casoni. Telefone: (43) 3322-3106

Oliveira´s
Reduto clássico dos boêmios londrinenses que sabem apreciar uma boa comida. Bebeu muito e tá com fome? Oliveira´s é a pedida certa. Servindo madrugada a dentro pfs e pratos clássicos como a rabada, dobradinha, caldo de mocotó, t-bone, batatas fritas gordas e suculentas e o famoso frango com alho! Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 364.

Restaurante LondrinenseLondrinense_09Servindo um dos melhores almoços de Londrininha desde 1966. E olha que muita gente já aprovou! O lugar era point dos viajantes na época do café (fica pertinho da Av. Leste Oeste, onde passava a linha do trem e eram localizados os grandes “barracões” de café) e também dos estudantes do Colégio Filadélfia e frequentadores do saudoso Colossinho. Escolha o tamanho do prato, aguarde sua deliciosa comida (feita no fogão a lenha) chegar e almoce tranquilamente sob a sombra da figueira do quintal. Endereço: Rua Manaus, 54. Telefone: (43) 3322-4985

Akira
A história do Akira começa em 1971, quando quatro irmãos abriram uma portinha, o Bar Alvorada, que se manteve bem até 1975, quando a geada negra desfalcou a economia da região. Para incrementar as vendas, Seo Akira começou a servir PFs e, logo em seguida, surgiu a ideia de fazer self service também. São mais de 80 opções de pratos, do sushi à feijoada. Da dobradinha ao rondeli. Se esbalde! E se ficar indeciso, volte quantas vezes precisar. Endereço: Rua Guaporé 962, Vila Nova. Telefone: (43)3329-3158.

Suco da RodoviáriaSuco-da-Rodoviaria-de-LondrinaCom mais de 26 anos de atividade, o quiosque já virou tradição em Londrina! E tudo começou ao lado da antiga Rodoviária, aquela que hoje é o Museu de Arte de Londrina, sabe? Os proprietários tinham uma quitanda ali do lado, vendiam frutas fresquinhas e os clientes deram a ideia: por que não fazer suco aqui mesmo? Eles começaram e não pararam mais! Hoje a casa conta com 70 tipos de sucos! Todos frescos, feitos na hora, com a fruta mesmo – in natura. Endereço: Avenida 10 de Dezembro, 1830 | Box 22 |. Telefone: (43) 3323-6466.

Lanchebom
Inaugurado em 1999, o que era para ser um simples carrinho de lanches se transformou em um verdadeiro ponto turístico da cidade. Estacionado em frente ao Moringão, o ônibus do Lanchebom serve sanduíches que fazem jus ao nome. E também inusitados! Você vai encontrar no cardápio opções como: maminha ao vinho, coxa de frango com tomate seco e até carne de avestruz! Servidos no pão de sal, com ou sem gergelim, eles ficam prontos bem rapidinho. Aproveite os molhinhos da casa e não tenha medo de provar os recheios inusitados. Endereço: Alameda Júlio de Mesquita Filho, 175 (rotatória do Moringão). Telefone: (43) 99289068

Copo Sujocopo-sujo-cervejaCopo Sujo já virou tradição, seja para comer um espetinho (que é gigante) nos finais de tarde ou para o almoço delicioso de sábado. Cardápio enxuto e comida muito bem feita, perfeita para acompanhar uma cervejinha gelada. Faça chuva ou faça sol, o local sempre está lotado de gente atrás de comida boa. O climão descontraído ajuda, e o copo sujo (com limão e sal), dá o sabor extra que só esse bar tem. Se for no meio da semana, experimente o espetinho sacolão e a deliciosa salada de repolho que o acompanha. Se for aos sábados, aposte no bacalhau ou no filé a parmegiana. Endereço: Rua Mossoró, 249. Telefone: (43) 3328-5945.

Taiwan
São poucas as cidades onde se pode provar comida chinesa de qualidade, feita por quem entende. O Taiwan foi um dos primeiros restaurantes chineses em Londrina, fundado em 1968 e funciona até hoje no mesmo local. Durante estes anos, serve o melhor da culinária chinesa. Comece pelo delicioso repolho agridoce, experimente o macio lombinho de porco frito no alho e não perca o Macarrão Chop Suey! Endereço: Rua Benjamin Constant, 693. Telefone: (43) 3322-1866.

Lorena
Esse pequeno boteco instalado na Rua Quintino guarda um dos maiores tesouros gastronômicos de Londrina. Seu bolinho de queijo é uma experiência sensorial que todos deveriam ter, pelo menos uma vez na vida. Serve-se o mesmo bolinho, com a mesma receita, desde 1970 e nunca decepciona ninguém. O bar também oferece bolovo, empadinha de palmito e coxinha. Vale todos os prêmios e menções honrosas que conquistou ao longo destes 44 anos. Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 1186. Telefone: (43) 3323-9054.

Big Burguer
O slogan já diz: o Rei da Canja. Outra parada obrigatória para quem gosta de uma boa refeição depois de tomar umas cervejinhas a mais. Há mais de 29 anos o Big Burguer esquenta as madrugadas londrinenses com a sua famosa Canja de Galinha. Quentinha e deliciosa, acompanha torradinhas e queijo ralado. Apreciar esta canja é como ser abraçado pela cidade, reconfortante a qualquer hora. Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 4626 (Esquina com a Santos Dumont). Telefone: (043) 3321-6069.

Mercado Shangri-la
O principal mercado municipal da cidade não poderia ficar fora desta lista. Ainda mais com a imensa variedade de quitutes e delícias que são vendidas por lá. Carnes, queijos, frutas, verduras, embutidos, bebidas e especiarias figuram entre as diversas lojas. Para se sentir um verdadeiro londrinense, apareça aos sábados perto da hora do almoço, peça uma cervejinha e coma um dos melhores bolinhos de carne da cidade no Assada e Cia (box 17 a 22). Endereço: Mercado Shangri-lá – Rua Visconde de Mauá, 168. Telefone: (43) 3327-0805.

Bar do PaulistafachadapaulistaO Paulista está na ativa desde 1985 e é um autêntico boteco. Ambiente simples, mesinhas na calçada e decoração bem despreocupada. É um desses bares onde todo mundo se conhece, você pode interagir com seus fiéis clientes e quem sabe até escutar um deles arranhando algumas notas no violão. O requinte do bar fica por conta de suas porções, incrivelmente deliciosas. Porpeta, pancetta, linguicinha, lombinho de porco e mais outros quitutes. Escolha o seu e seja feliz, mas não esqueça de pedir a maionese de alho! Endereço: Rua Jorge Velho, 221. Telefone: (43) 3025 2485.

Madalena
Há mais de 20 anos o Madalena agrada os londrinenses com seu jeitinho único. O bar já mudou até de lugar, mas o clima continua delicioso, a cerveja continua gelada e as porções continuam sensacionais! Experimente um dos clássicos londrinenses, o Sashimi de Tilápia, ou aposte em qualquer um dos tradicionais quitutes do cardápio. Aos sábados, a casa também serve a sua famosa feijoada! Endereço: Rua Belo Horizonte, 219.Telefone:(43) 3323-2963.

Bar Estoril
O bar existe desde 1962, quando o imigrante português Lucílio Antunes Anacleto o abriu. Desde então, seu pequeno balcão coleciona histórias, que se misturam com a do prédio onde está instalado, o Centro Comercial. As atividades do Estoril começam logo pela manhã, quando a clientela vai chegando para tomar o pingado e comer um pão na chapa. Na parte da tarde, a escolha fica entro o famoso bauru ou um suculento pedaço de pizza. Endereço: R. Piauí, 167. Telefone:(43) 3322-2606.

É muita coisa boa, né?! O BGL tem muito orgulho de ser londrinense! E as comemorações não param por aí! Já ouviu falar do 1º Festival Sabores Pé Vermelho? Então clique aqui e fique sabendo de mais locais deliciosos para ‘experimentar’ Londrina.

*as informações, promoções e preços descritos são válidos para a data das postagens e estão sujeitos a alterações*

Duda e Tati

Facebook | Instagram
  • nelson sato 10 dezembro, 2014 at 1:15 pm

    Roteiro maravilhoso. Só uma curiosidade: o Tomio voltou a servir feijoada ?

    • Tatiana Ribeiro 11 dezembro, 2014 at 10:28 am

      Pelo que me disseram voltou, Sato! Mas não consegui falar com o pessoal de lá. Vamos checar ;)

  • cezar t 10 dezembro, 2014 at 5:42 pm

    Faltou o Bar do Canhoto na Alagoas!

  • Pedro Costa 11 dezembro, 2014 at 10:42 am

    Sugiro a Petiscaria do Ary, local simples, porém muito agradável na Av. Henrique Mansano, 518, em frente ao autódromo. O “tio” Ary e a Rosa servem petiscos de boteco maravilhosos, especialmente o “torresmão” (pancetta) servido com limão e farofinha, cerveja super gelada. Às sextas tem costela assada acompanhada de mandioca e farofa, com música ao vivo (para quem gosta de sertanejo, o que não é meu caso).

    • Tatiana Ribeiro 18 dezembro, 2014 at 12:07 pm

      ai que delícia, Pedro! esse não conheço! tá na listinha de locais pra ir :DDD valeu!

  • André 11 dezembro, 2014 at 11:44 am

    Já fui em quase todos.. Lugares sensacionais !!
    Só faltou o FUAD na rua Ibiporã e o Espetinho do Riomori na rua Ponta Grossa..

    • Tatiana Ribeiro 18 dezembro, 2014 at 12:05 pm

      Faltou mesmo André, belas dicas!

  • Lou 11 dezembro, 2014 at 1:05 pm

    E a Gelobel????

    • Tatiana Ribeiro 18 dezembro, 2014 at 12:05 pm

      Faltooou Gelobel, que gafe nossa :P
      valeu por nos lembrar!

  • Julio Martins Roque 11 dezembro, 2014 at 2:50 pm

    Faltou Citar o Restaurante do Toninho, Desde o glorioso local de antigamente, na vila Matos. Bons tempos. O bar brasil, me lembro desde que era do Espanhol, se não me engano foi ele quem o fundou. Do Nadir, e sua esposa D. Ruthe. muito bom. Saudades da época e dos amigos.

  • Franciely 11 dezembro, 2014 at 5:20 pm

    Não sou Londrinense, mas durante os 4 anos que eu estive aí, me deliciava com alguns lugares. Não sei se são tradicionais, mas são de gente pé vermelha trabalhando muito bem! Seguem: “Don Quijote” na rua Bolívia – peeeeensa nuns frutos do mar delícia!!!! “Bar da Silva” com os bolinhos de mortadela hummm. E a linda e enorme batida de morango com vinho do “Casa da Cachaça”. Além do “Rob’s”, do “Pátio San Miguel” e da “Feira do cemitério central” com o pastel da madrugada, do “Brasiliano” (nunca fui, mas é famoso rsrs), do “Mercado Quebec” com o chorinho que se forma por acaso por quem leva os instrumentos e a alegria… Do “Renatu’s” com seu sorvete de gorgonzola mutcho louco! Fora os que eu esqueci!

    • Tatiana Ribeiro 18 dezembro, 2014 at 12:01 pm

      Hmmmmmmmmmmmmmmm, verdade, Franciely! vc citou mta coisa boa que tá de fora da nossa lista hein! e esse bolinho de mortadela?! nunca provei!! tá na minha lista :DDD

  • Larissa 11 dezembro, 2014 at 5:48 pm

    Moro em Londrina há apenas 2 anos e adoro as “comidinhas” locais :)
    Antes de vir para cá, ouvia sempre falar do suco da rodoviária e da vitamina da Sergipe!
    Experimentei ambos logo que me mudei e adorei! Fico feliz em saber que ainda tenho muitas opções para experimentar!!

    • Tatiana Ribeiro 18 dezembro, 2014 at 12:00 pm

      Londrina é demais né, Larissa?! e esse listão é só a pontinha do iceberg kkkk graças a vcs leitores cada dia aparece uma coisa nova pra conhecer ou que haviamos esquecido!

  • carolina 12 dezembro, 2014 at 9:50 am

    Faltou a velha e boa Casa da Cachaça. Melhor bar de Londrina

    • Tatiana Ribeiro 18 dezembro, 2014 at 11:59 am

      Boa, Carolina! o que é aquela porção de coxinha? e o escondidinho de carne seca?? não pode faltar nesse listão mexxxmo! valeu pela dica :DD

  • Valmir Pedroso 17 dezembro, 2014 at 9:32 am

    Pouca gente sabe, mas no Cincão existe um bar pra lá de charmoso e conveniente. Pois abre todos os dias as 18:00 e só fecha as 6:00 da manhã. Servem mais de 15 tipos de panquecas, Canja, Caldo de mocotó, Salgados e Refeições. O atendimento é ótimo já que o Propietário trabalhou muitos anos como garçon em Buffes de renome, e a sua esposa que cuida da cozinha foi cheff do Hotel Bristol. Casa da Panqueca Rua Vergílio Perin, 150.

    • Tatiana Ribeiro 18 dezembro, 2014 at 11:58 am

      Caramba, Valmir! que maravilha… deu água na boca aqui, queremos explorar essas preciosidades da região Norte! valeu pela dica ;)

  • Raquel Barros 18 dezembro, 2014 at 1:08 am

    Otimas opções. Mas faltou o pastel & mel, a costelaria gelobel e a churrascaria limousine.

    • Tatiana Ribeiro 18 dezembro, 2014 at 11:57 am

      Faltou mesmo, Raquel! boas dicas!! ainda bem que vocês, leitores, sempre complementam as listas e os posts <3

  • Suelen Mayumi 22 dezembro, 2014 at 10:32 am

    Que top essa lista!!! e o mais top é que já apreciei quase todas essas opções e sem duvidas entram na minha lista de preferencias =)
    Faltou citar o Bodega. ahhh e o copo sujo é meu preferido sempre!!! rs

  • Flávio Peralta 29 dezembro, 2014 at 9:59 pm

    Olá como vai,parabéns pela lista.aqui jardim bandeirantes tem Casa da pizza,humm da ate agua na boca.sensacional……………

  • flavio 8 janeiro, 2015 at 4:53 pm

    Tatiana, pode incluir nessa lista o Helio’s Lanches ali no fim da Quintino chegando na JK, era num quiosque na pracinha e agora esta no predio ao lado, o suco de laranja com acerola e o Dog Bacon é uma boa pedida.

    • Tatiana Ribeiro 19 janeiro, 2015 at 10:51 am

      Hmmm delicia!!! valeu pela contribuição, Flavio :DDD

  • Lucas 28 janeiro, 2015 at 8:47 am

    Ótima lista, ótimo lugares… perfeito para o londrinense do mais caseiro ao mais bohêmio…
    Só um aviso para os interessados, o Copo sujo mudou de lugar… Hj ele se encontra intalado na rua Mossoró entre a Belo horizonte e a Paraíba, no lugar do antigo Estação Sinuca…

  • Kristiane Foltran 31 agosto, 2015 at 5:05 pm

    Os roteiros da baixa gastronomia são ótimos para turistas também. Seguimos a dica eu e meu namorado e acertamos em cheio no Bar da Mocidade. Comida, atendimento e valores excelentes! Somos de Curitiba e pretendemos voltar em breve e conhecer outros lugares.
    Parabéns pela matéria/site.

  • sonia cardoso 1 setembro, 2015 at 12:33 am

    Muito legal essa lista, e tem mais a Toca do Cateto, o Porco no tacho no Heimtal, zona norte!

  • Aury Rocha Loures Bueno Jr. 1 setembro, 2015 at 9:45 am

    Frequentei todos esses lugares, o Bar Brasil dos 3 irmáos espanhois desde 1.961 e Toninho desde 1.970, tem uns que vou me lembrar e escrevo depois.

  • Fabio 1 setembro, 2015 at 9:48 am

    Faltou o Renatus, massas, risotos e vinhos!!

  • Claudia 1 setembro, 2015 at 10:18 am

    Ahhh e com certeza faltou o Varanda!!! Bom demais!

  • Andressa Gongora 1 setembro, 2015 at 10:51 am

    O legal dos comentários de “Faltou X e Y” é ver como a gastronomia de londrina é rica e jamais vai ser inteiramente contemplada em um post só.

    Cada dia descubro um lugar novo nessa cidade <3

  • Ewelyn 1 setembro, 2015 at 11:47 am

    Faltou também o H2 chopp no catuai que serve uma comida árabe de primeira. Aquele Pão sírio fresquinho feito por eles é divino!

  • Marta Lima Dias da Silva 1 setembro, 2015 at 12:57 pm

    Dessa lista o que sinto falta é da “Batida do Japonês”, no Shangri-la, local em que frequentávamos nos anos 60, para falar sobre os caminhos da política nacional, tempo de revolução, música boa e muito calor humano. Eita, tempo bom!!!

  • GIL ABELIN 1 setembro, 2015 at 4:33 pm

    Realmente fica muito difícil citar todos que possuem estórias e história de Londrina, porém, vi que lembraram do Toninho e eu acho um dos mais antigos o Restaurante Rodeio, na Alameda Miguel Blasi têm mais de 40 anos, e o Casarão, que esteve muitos anos com a Família Molina e agora está com o ” Padeiro ” que também é dono do Pátio São Miguel.
    Abração. Parabéns pela matéria.

  • Indira 1 setembro, 2015 at 6:42 pm

    Faltou a lanchonete Agua Viva, na Av. São João, com seu super e exclusivo hamburguer… meu irmão que mora em SP, assim que entra em Londrina já liga pra encomendar um… parece que viaja pensando no lanche.

  • elvira alegre 1 setembro, 2015 at 9:26 pm

    Olá lindinhas. Conheço todos os citados, menos o Paulista. Faltou o Padtel Mel, na área há bastante tempo. Bjs.

  • Haroldo 1 setembro, 2015 at 10:34 pm

    Faltou o minato melhor cozinha chinesa de londrina a anos fazendo nossa alegria

  • Paulo 1 setembro, 2015 at 10:34 pm

    Pecado não citar o espetinho da Pernambuco, o melhor da cidade. Mais delicioso e despojado que ele não conheço. O molho ‘secreto’ que o acompanha faz toda a diferença.

  • Ana Tatiana Alencar 2 setembro, 2015 at 7:45 am

    Essa viagem gastronômica tem o meu aval e me deixou nostálgica com a lembrança dos sabores que tanto identicam “minha londrina”. Passo pela cidade pelo menos 2 vezes ao ano, e prestígio pelo menos 5 desses endereços obrigatoriamente! Realmente faltou o Gelobel! Mas de quebra, mostrou alguns endereços que pretendo visitar assim que chegar na pequena Londres! Valeu suuuupeer!

  • AIME LIMA 2 setembro, 2015 at 9:11 am

    Adorei todo o roteiro da história do Londrinense.
    Mas, uma correção.
    O copo sujo não é mais na Rua Deputado Nelson Ribas, 598.
    Agora eles estão na rua Mossoró 249

    http://www.facebook.com/pages/Copo-Sujo/306545912725546

  • José Osvaldo 2 setembro, 2015 at 10:20 am

    O Copo sujo, mudou, não mais na Dep Nilson Ribas, parece ser Mossoró confira

  • Magda 3 setembro, 2015 at 1:18 pm

    Que saudade que deu e que água na boca! Morava em Londrina e há 3 anos deixei o Brasil! Que bom seria se existisse um delivery Internacional de todas essas delícias!

  • Alexandre Menoncin 3 setembro, 2015 at 8:05 pm

    Restaurante do Mirim , na Warta! A feijoada servida toda sexta é a melhor de todas com certeza!

  • Paulo 23 setembro, 2015 at 11:57 pm

    E o Vó Tatau? Merece um lugar nesta lista tanto pele comida e pela música tradicional

  • Fabiana 21 janeiro, 2016 at 9:05 pm

    Faltou também o Zuppa!!! Zuppa é muito amor! Com certeza deve figurar em qualquer lista!

  • Lucas 4 setembro, 2016 at 6:29 pm

    Falto a Bodega do Quebec, com umas das melhores feijoadas da cidade.

  • Jota Junior 4 setembro, 2016 at 9:16 pm

    Cadê a Gelobel? Um marco de Londrina? Coloquem na lista!!!

  • raul vieira 4 setembro, 2016 at 9:51 pm

    Faltou O Bar Santidade na Rua Paranaguá com Pio XII ( Bolinho de mandioca com carne seca), Bar e Espetinho do Pavan ( Rua Paranagua com Rua Mossoró), o Zanoni pessoal vocês esqueceram, Yaki Yaki na Rua Santos, com Rua Benjamin Constant, a Pizzaria Donatello, e tantos outros.

  • Nathália Ferraz 15 setembro, 2016 at 1:25 am

    Meninas, vcs são fodas! Parabéns mais uma vez pelo post. Sempre venho aqui quando estou na dúvida de onde ir! Então já deixei anotado os que faltam dessa lista. Obrigada por me deixarem com fome maaaais uma vez.

  • Myriam Gholmie 15 setembro, 2016 at 12:28 pm

    Adorei o roteiro, mas faltou o Gelobel. Nunca estive em uma cidade onde se come tanta costela! ♥

  • Gabriela Oliveira Silva 15 setembro, 2016 at 8:27 pm

    Faltou a Sávio Sorvtes na lista também! Com mais de 65 anos de história em londrina! Pioneiros da cidade, com o melhor sorvete da vida: UVA AO CREME!

  • Dani 22 outubro, 2016 at 11:53 pm

    E quem procura diversão e matar a fome com porções deliciosas e bebidas muitttooo geladas num só lugar, o ideal é ir para o Canto Livre karaokê. Av Duque de Caxias 3000.

  • Segue a gente aê!

    Receba dicas de lugares para comer em Londrina!