Comidas que fazem bem!

Chef Yoná, Dona Menina e uma receita de nhoque especial

1

27 março, 2015 por Maria Eduarda

Tag Especiais, Receitas, Vegetariana, , , , , , ,

Março está acabando, mas para nós todo mês é mês da mulher. Por isso, vamos dando sequência aos posts em homenagem à elas. Convidamos a Chef Yoná, do Restaurante Dona Menina, para conversar conosco sobre sua história e sobre claro: comida!

donameninalondrina06

Chegar no Dona Menina é como voltar à infância. O lugar remete à casa de avós, mães, tias… Lembra aconchego, colo, amor. Tocado por Yoná e sua mãe, Viqui Gil, o restaurante foi pensado com este conceito, e tem todo um tom maternal no ar.

donameninalondrina03

Aliás, a Chef Yoná só voltou para Londrina porque ia ganhar um irmãozinho e gostaria de acompanhar seu crescimento. Ela se formou em Gastronomia e Gestão de Restaurantes pelo Centro Europeu, em Curitiba, e ficou trabalhando por lá, até receber a notícia de que teria uma nova vida na família.

É o amor maternal, o amor de mulher, que move o restaurante. Em todos os detalhes, desde a cozinha até a administração, do ambiente cuidado com amor, da atenção com os clientes e principalmente, da atenção com os alimentos que são servidos.

Talvez seja por isso que o Dona Menina transmita a essência de estar em casa, no quintal, comendo uma comida que alimenta de verdade. “Acho que o Dona Menina vem também para participar da rotina das pessoas, como seria almoçar em família, retrata um pouco essa da relação de ir almoçar em casa, ter a comidinha que você sabe que foi preparada no dia, foi bem escolhida e feita com muito carinho para você comer e se sentir bem!”, explica Viqui Gil.

donameninalondrina04

A Chef Yoná também conta que a base da cozinha do Dona Menina veio de sua mãe, que sempre a “puxou para os orgânicos”, a ensinou a conhecer o que come, saber da onde vem e qual o benefício que cada alimento realmente traz.

“Trabalhamos com alimentos convencionais, caipiras e orgânicos, para ter esse equilíbrio de valores e atender o nosso público. Acreditamos que é necessário ter cada vez mais a consciência da importância de que tem alguém que produz o alimento, tem alguém que colhe, de que é uma cadeia, e queremos que todo mundo esteja bem.”, realça Yoná.

O pessoal do Dona Menina acredita que não podemos perder a sensibilidade das coisas, por isso, devemos sempre procurar buscar esta sensibilidade em tudo o que fazemos, inclusive na hora de nos alimentarmos.

“Nossa comida é feita com carinho, com dedicação e procuramos trazer para a nossa equipe pessoas com uma sensibilidade, que tenham uma atenção diferente, mais cuidadosa. Essa coisa da energia, de como se comportar, de trabalhar em grupo, de ter um trabalho transparente. Gostamos muito de falar de onde vem os alimentos, que tipo de óleo é usado”, explicam mãe e filha. Aliás, a Cozinha da Yoná é totalmente aberta, então temos a oportunidade de conversar com a chef enquanto ela prepara as refeições e ver todo a mágica acontecer.

Yoná nos passou uma receita de Nhoque de Beterraba, é lindo, colorido, tem um aroma incrível e é delicioso. Quem já teve a sorte de provar o nhoque no Dona Menina sabe, quem ainda não teve, pode tentar fazer em casa que vai adorar! E Yoná já adianta: tem que cozinhar com amor e carinho, o gosto muda!

donameninalondrina02

Segundo Yoná, o nhoque de beterraba existe em outros lugares, mas a maioria deles é feito com batata. O segredo da leveza da receita que ela criou é a semolina! “Eu acabei adaptando e criando uma receita só usando beterraba e a semolina. Ele não perde a cremosidade da beterraba, não sei se vocês já comeram um purê de beterraba, ele é um creme leve!” , explica.

Receita – Nhoque de Beterraba ao Molho de Parmesão

Para o Nhoque

Ingredientes:

500gr de purê beterraba cozida

100gr de farinha de sêmolina

200gr de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento químico

1 ovo  caipira

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador ou processador as beterrabas cozidas ainda quentes e reserve. Misture os demais ingredientes quando o purê estiver frio, se necessário acrescente mais farinha com a mesma proporção acima. Cozinhe em água fervente, abundante e salgada utilizando duas colheres de sopa, preencha metade de uma colher com o nhoque e empurre com a outra na água, após subir cozinhe por aproximadamente 2 minutos, para confirmar que está cozido tem que ficar com uma consistência mais firme e não deve ser cozido de mais.

Para o Molho de Parmesão

Ingredientes:

1 litro de leite

50gr de manteiga

50gr de farinha de trigo

½ cebola com 2 cravos espetados

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

1 folha de louro

100gr de parmesão ralado

Modo de Preparo:

Refogue rapidamente a manteiga com a farinha e acrescente o leite mexendo rapidamente com a ajuda de um batedor fuê ou uma colher grande e acrescente os demais ingredientes exceto o parmesão. Mexa constantemente até levantar fervura e retire o louro, a cebola com cravos e acrescente o parmesão. Decore o prato com salsinha e azeite de oliva.

 

 

Maria Eduarda

Facebook | Instagram
  • renata 10 novembro, 2016 at 1:43 pm

    Eu gostaria de saber se vcs têm conhecimento sobre se o Restaurante Donas Menina fechou, ou se mudou de telefone, pois estou ligando no nº 3029-0409 e ouço uma mensagem de que este número está programado para não receber chamadas a cobrar, mas não estou ligando a cobrar. Eu gostaria de levar a minha mãe lá amanhã para comer pizza artesanal, mas preciso saber se ainda está aberto.

  • Segue a gente aê!

    Receba dicas de lugares para comer em Londrina!