Conheça os chefs da 1° Feira do Baixa

A Feira do Baixa está chegando e uma das principais ideias do evento é dar mais visibilidade ao trabalho dos chefs, cozinheiros e sommeliers locais, mostrando na prática o trabalho de cada um. E nessa deliciosa missão que tivemos de fazer curadoria e degustar os pratos e bebidas que participariam da feira, conhecemos histórias incríveis de talento, esforço e muita paixão pela gastronomia. Por isso, achamos que vocês gostariam de saber um pouco mais sobre a história de cada chef e estabelecimento que irão participar vendendo suas delícias nesta 1° Feira, olha só:

Carolinas Food BikeIMG_5196

A bike leva o nome de suas donas Ana Carolina Gouveia e Carolina Dias, que se conheceram na pós-graduação e se tornaram grandes amigas – de cozinha e de vida. Ambas já tinha experiência anterior e são fascinadas pelo mundo da confeitaria e por isso começaram a desenvolver receitas e produzir sob encomenda. A dupla, que não abre mão dos ingredientes de qualidade em suas receitas, resgatou as Carolinas, docinho clássico das padarias. O sucesso foi grande e em 2015 resolveram investir em uma Food Bike, que as possibilita a levar e expor as deliciosas carolinas e brownies em qualquer lugar! A charmosa bicicleta foi uma das primeiras a trazer para Londrina a combinação entre confeitaria e conceito de street food.

Bangkok Garden O chef Eduardo Hatada comanda o seu próprio restaurante Bangkok Garden com maestria. Após terminar a faculdade e especializações em gastronomia, o chef passou uma temporada de 16 anos morando na Ásia e visitando diversos locais como Japão, China, Vietnã, Coréia e a Tailândia. Neste último, se apaixonou pelas especiarias e ervas e ficou fascinado com a culinária local. De volta a Londrina abriu seu restaurante com receitas e objetos coletados ao longo de sua temporada no país paradisíaco. E todo ano, o chef volta à Tailândia para se inspirar e trazer novos sabores para a gente. Além disso, Eduardo planta ervas frescas como manjericão thai e lima kaffir, que dão um aroma especial aos pratos preparados pela casa.

Beirute Cozinha ÁrabeIMG_5300

O Beirute surgiu em 1986, um restaurante no centro de Londrina especializado em culinária árabe. A figura principal na cozinha era Dona Hélène, libanesa que trouxe para o Brasil o sabor autêntico do Oriente Médio. Depois de alguns anos, o restaurante fechou, mas D. Hélène nunca deixou de cozinhar para seus familiares e amigos próximos. Ela ensinou seus segredos culinários para seu genro José Roberto (Nick), que, apaixonado pela riqueza da comida árabe, aprendeu com a mestre a cozinhar desde os pratos mais conhecidos, como as esfihas e os quibes  fritos, até os mais elaborados, como o arroz com carneiro e amêndoas. Com Nick, o Beirute voltou à ativa, com pratos árabes feitos artesanalmente e ingredientes selecionados.

Brasiliano Bar e Cozinha
O Brasiliano já se tornou um restaurante clássico de Londrina. Aberto em 2004, o restaurante é a realização do sonho de Marcelo Camargo, proprietário e também quem comanda a cozinha, que tem influência ítalo-brasileira. Logo no início de suas atividades o Brasiliano já conseguiu firmar uma especialidade: os risotos. Preparando-os de acordo com o mais tradicional e autêntico método, tornou-se a melhor referência nesta iguaria na cidade de Londrina e região.

Café AnimaandreiaA barista Andreia Lucchetti é dessas pessoas que entende a importância social, gastronômica e, claro, afetiva do café. Sua história com o café começou quando ela morava no Japão. Acostumada a tomar o tradicional pingado aqui no Brasil, todos os dias, percebeu que no Japão a atenção dada aos grãos era maior e que também o gosto de um bom café era totalmente diferente! Realizou cursos, workshops e aprendeu tudo sobre este maravilhoso mundo do café e agora traz toda sua sabedoria para aguçar os nossos paladares.

 

Casa do Malte
Otávio Jacon, dono da Casa do Malte, loja que vende cervejas artesanais em Londrina, preza pelos melhores rótulos da região, do Brasil e do mundo! Vende também insumos para quem quer produzir a sua própria cerveja, incentivando os pequenos produtores de Londrina e região.

Dona Adelaide Hamburgueria dona adelaide

Mateus Brene comanda com carinho e dedicação a cozinha da hamburgueria, que abriu em homenagem a sua mãe! A famosa Dona Adelaide trabalhou por mais de 10 anos servindo seus lanches em Londrina, mas por dificuldades financeiras, teve que fechar seu ponto. Só que parecia faltava algo, sabe? Mateus, então, resolveu dar uma força para o sonho de sua mãe e assim surgiu a Dona Adelaide. No espaço, o jovem aplicou as novidades que havia visto em suas viagens ao tempero e carinho que aprendeu com a mestre!

Fatto a Mano! PastifícioIMG_5456

Seguir à risca as receitas italianas, sem modificações, usando produtos naturais, sem conservantes e sem química são alguns dos princípios do Fatto a Mano!, além de claro, fazer todos os produtos à mão! O chef Flavio Fontana traz de casa suas receitas. Descendente de italianos, começou a produção da Fatto a Mano com ajuda da sua mãe, em Cambé. Comercializaram os produtos pela primeira vez na Feira do Feito à Mão, em Londrina, depois daí, só sucesso! A primeira loja foi aberta em 2013, e em 2014 se mudaram para uma maior. Hoje, fabricam por volta de 47 produtos de diversas regiões da Itália, entre doces, salgados e antepastos.

Madê Cozinha de Herança

Como o próprio nome sugere, o Madê Cozinha de Herança traz lembranças e surpresas através da sua cozinha. A chef Maysa Rossato, depois de trabalhar em grandes nomes como La Pasta, em Campinas, Paris 6 e Due Cuocchi em São Paulo, voltou para sua terrinha e abriu o próprio restaurante, com receitas tradicionais mescladas às técnicas da gastronomia moderna. As inspirações da chef vêm das memórias de família, dando forma a um cardápio  artesanal, criativo e surpreendente. A frente do Madê, a chef cumpre com sucesso o objetivo de aguçar o paladar e mostrar as inúmeras e deliciosas possibilidades da culinária.

MENU Escola de Gastronomia

A chef Ana Paula Lopes é Londrinense e cresceu na cozinha no estabelecimento de seus avós, o buffet Carvalho. Formada em hotelaria e turismo, teve sua formação no Curso de Chef de Cozinha Profissional na Itália e trabalhou em diversos hotéis da Europa. Retornou ao Brasil em 2010, onde iniciou sua dedicação ao ensino em gastronomia, atuando como Professora em Universidades, em cursos de graduação e pós graduação, e Escolas de Cursos Livres de Gastronomia, além de prestar consultoria para todo o mercado gastronômico. O Chef Pablo Lussich é formado em Administração Hoteleira USF e há mais de 14 anos acumula experiências regionais e internacionais no ramo. No Brasil, radicado em São Paulo, passou pela cozinha de grandes nomes como a do chef Sérgio Arno. A dupla se conheceu em um curso ainda na época da faculdade, se tornaram parceiros de profissão e cunhados, e hoje se reencontram para dar vida a MENU Escola de Gastronomia, que será inaugurada em agosto deste ano aqui em Londrina.

MOCÓ 49IMG_5565

As cervejas da marca foram criadas e desenvolvidas pelos sócios Matheus Pacheco e Stefan Ropke.  Matheus é publicitário e trabalhou em grandes agências pelo Brasil, e Stefan atua como engenheiro agrônomo na região de Londrina. Unindo suas experiências e a paixão pela cerveja, a MOCÓ 49 surgiu em uma noite de domingo, na qual os meninos estavam apreciando cervejas artesanais. Eles buscam desenvolver cervejas leves e cítricas e são focados no desenvolvimento não apenas de uma cerveja, mas de um produto que se torne divertido em sua atitude e personalidade. O rótulo Ouro Verde, é uma homenagem à nossa cidade desde sua identidade visual até o seu sabor, que carrega traços de café.

Chef Pedro Iutaka

O Chef Pedro é bacharel em Gastronomia pela Universidade do Vale do Itajaí, e Especialista em Enogastronomia (Univali). Depois de temporadas no Sul, voltou a Londrina e abriu o extinto e delícioso Mirepoix Café & Restaurante, onde servia refeições para o dia a dia com um charme (e sabor!) todo especial. Pedro têm paixão por gastronomia! Atualmente está focado no desenvolvimento de receitas com defumados, realizando todos os processos da cozinha – desde a fabricação das linguiças – até a criação e finalização de pratos.

Raissa Maciel & Natália Balarotti

A história dessa dupla é daquelas que fazem a gente acreditar que vale a pena mudar e fazer o que te deixa feliz! A Raissa trabalhava como advogada e a Nati cursava Design de Moda, mas ambas andavam insatisfeitas com suas áreas de atuação. Então, para felicidade geral da nação, decidiram profissionalizar o hobby que tinham em comum: a confeitaria!  Entre cursos teóricos e práticos e muitos livros sobre as mesas da cozinha, desenvolvem novos sabores, exploraram novos caminhos e arriscam o paladar dos mais conservadores, sem deixar de atingir a memória afetiva que cada um carrega dentro de si.

Vita Deli Atelier GourmetIMG_5498

A jovem Marcela Perandréa  é gastrônoma chef internacional e patissier formada pela Univali, Há algum tempo, resolveu criar o Vita Deli Atelier Gourmet, para comercializar as delícias que cria. Ela é responsável pela produção artesanal de pães de mel, bombons, cucas, trufas, cupcakes, quiches, bolos, tortas, pães doces e salgados funcionais e integrais. A chef Marcela, recentemente incluiu em seu cardápio opções veganas e vegetarias – nas quais fabrica seu próprio queijo vegetal e a maioria de seus ingredientes.

Atenção: as informações, promoções e preços descritos referem-se a data da publicação e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Publicado por