Onde comer no Centro de Londrina?

confira dicas e delícias locais

2

8 julho, 2015 por Duda e Tati

Tag Almoço, Boteco, Cafés, Doces & Salgados, Especiais, Jantar, Lanches, , , ,

O Centro de Londrina é um palco de memórias! Foi lá que a cidade praticamente começou e, por longos anos, recebia festivais de música e teatro, grandes empreendimentos comerciais, além de servir como ponto de encontro para manifestações políticas e culturais da nossa cidade. O comércio, a vida, era aqui que as coisas aconteciam!

E bem por isso, conseguimos ir a fundo na história de Londrina com uma simples volta pelo centrão… Bater perna por aqui é servir-se de estórias, e cada um tem a sua! Rua Sergipe, Av. Paraná, as praças, Catedral, Colégio Mãe de Deus, Biblioteca Pública, Bosque, Concha Acústica, Correios, Teatro Zaqueu de Melo, o Edifício América (do Relojão), Centro Comercial, Palácio do Comércio, Museu Histórico, Museu de Arte, o ainda fechado Teatro Ouro Verde…

Nós aqui do Baixa temos uma relação mais do que afetiva com o Calçadão e com o Centro de Londrina. Nós acreditamos que espaços públicos como estes devem ser preservados e ocupados, e que podemos valorizar e ver a beleza em nossa cidade. Ir à rua, passear, viver, e claro, COMER!

Pois além do patrimônio físico, o Centro também abriga relíquias deliciosas da gastronomia Londrinense, praticamente patrimônios culturais que têm alimentado gerações! Então para aproveitar o que nossa cidade tem a nos oferecer, separamos alguns destes locais que fazem parte da história do centro para a gente ir! Vamos?

Bar do Jaime

bar-do-jaime-londrina-4Só quem conhece e já sentou alguma vez no balcão do Jaime é que sabe o sentimento bom que este espaço reserva. O clima é nostálgico e, como dizia o jornalista e escritor João Antônio, o lugar remete aos “anos loucos de Londrina”. Sanduíche de pernil às quintas, costelinha de porco às sextas e a famosa feijoada aos sábados, sempre acompanhadas daquela cervejinha gelada e cu de burro. Endereço: Rua Senador Souza Naves 132. Telefone: (43) 3323-4628.

Bar Brasil

bar-brasil-londrina-03Essas portinhas da esquina da Hugo Cabral com a Piauí guardam segredos de 73 anos de história, no bar mais antigo da cidade! Não deixe de provar o Sanduíche de Pernil e a Porção de Pastéis. Endereço: Rua Hugo Cabral, 767. Telefone: 3323-4418.

Dá Licença

O primeiro Dá Licença surgiu em 1979, uma portinha com 8 meses distribuídas em um local de apenas 40m²! O restaurante foi batizado por um cliente que notou, logo nos primeiros dias, que o local já tinha virado um sucesso e que a melhor maneira de conseguir entrar e almoçar no restaurante era pedir licença! Atualmente, contam com oito estabelecimentos distribuídos por toda a cidade, mas o primeiro continua lá, no mesmo local. Endereço:  Rua Maranhão, 35 – Loja 2. Telefone: (43) 3323-9763

Estoril

O bar existe desde 1962, quando o imigrante português Lucílio Antunes Anacleto o abriu. Desde então, seu pequeno balcão coleciona histórias, que se misturam com a do prédio onde está instalado, o Centro Comercial. As atividades do Estoril começam logo pela manhã, quando a clientela vai chegando para tomar o pingado e comer um pão na chapa. Na parte da tarde, a escolha fica entro o famoso bauru ou um suculento pedaço de pizza. Endereço: R. Piauí, 167. Telefone:(43) 3322-2606.

Kiberama

kiberama-onde-comer-londrina-10Quem conhece esse balcão sabe que além de muita tradição, este lugar guarda o verdadeiro sabor das arábias em Londrina! Michel e Saline Dakkache abriram as portas do Kiberama em 1965, servindo carneiro grelhado, charuto e todos os pratos tradicionais da culinária árabe. No almoço, funciona o buffet por kilo e, à noite, os pratos típicos são servidos em rodízio. Para o lanche, as famosas esfihas abertas e fechadas, porções, kibes e beirutes. Rua Mato Grosso, 206. Telefone: 3324-6234.

Rodeio

Pastelaria Rodeio LondrinaRodeio não é só comida. É nostalgia pé vermelha. É curtir o Centro, parar na banca de jornal, passear pelo Calçadão. É se servir de memórias: da história de quem faz, de quem serve, de quem come. Aberto desde 1966, lá, tudo é tradição. Desde a fachada, os pratos, até os garçons. Um deles, o seu Nelson, tem 72 anos de idade e 43 de casa. Se for almoçar ou jantar, é obrigatório provar o Filé à Parmegiana. Se quiser uma opção rápida: pastéis fritos na hora e empadinha de carne seca! Endereço: Rua Professor João Cândido, 333. Telefone: (43) 3323 8372.

Utopia

utopia_londrina_01No local desde 1982, a família Takahira oferece um dos salgados mais deliciosos do Calçadão de Londrina! Destaque para o bolinho de carne, de casquinha com a mais perfeita espessura e pedações de cebola, que dão uma textura especial ao recheio. Suculento, com pura carne moída das boas. Você também não pode deixar de provar a coxinha – bem sequinha e com bastante recheio -, feita pela mesma senhora há quase 40 anos. Endereço: Av. Paraná, 14. Telefone: (43) 3321-6148.

Vitamina da Sergipe

vitamina-sergipe-06Mais que criar uma das vitaminas mais gostosas da cidade, a família Sekiyama construiu um lugar onde todos têm alguma história pra contar. Desde os anos 70, gerações de londrinenses ficaram fortes tomando a vitamina de fórmula secreta. A bebida é o carro-chefe, mas o pastel também está nos rankings dos melhores da cidade. São seis opções simples de recheio, todos com a combinação perfeita entre a maciez e a crocância. Endereço: Rua Sergipe, 381. Telefone: (43) 3322 5951.

Rivoli Casa de Massas

A Rivoli existe desde 1966! Empresa familiar da nossa vizinha Cambé, se instalou no Centro de Londrina e há mais de 40 anos alimenta gerações e gerações com suas lasanhas, rondelis, canelonis, molhos e massas, tudo feito com muito carinho! Não dá para comer lá, mas não existe nada mais londrinense do que pegar uma lasanha nos domingos de manhã e levar para casa para assar, né? Endereço: Praça Sete de Setembro. Telefone: (43)3322-5644.

>> Além dos locais históricos, novos empreendimentos deliciosos veem surgindo na região do Calçadão, listamos alguns também para vocês aproveitarem <<

Bar do Sam

Com simpatia e humildade, Sam e família levam a casa em um ritmo tranquilo, servindo um bolinho de carne lindamente empanado e artisticamente bem temperado. Um dos melhores de Londrina! Pura carne, sem nervos, com cebola e outros temperos… Sem falar no molho que acompanha. Endereço: Rua Hugo Cabral, 382. Em frente ao Hotel Crystal.

Café Royal Londrino

Cantinho gostoso para tomar um café, reunir os amigos ou fazer uma reunião. A casa também oferece os doces maravilhosos da Marta Alcover, uma banoffi divina e um cappuccino mega cremoso. Rua Quintino Bocaiúva, 15, Anexo ao Hotel Crystal. (43) 3027-1050.

Gelo e Açúcar

A lanchonete tem uma das melhores coxinhas da cidade, feita com massa de mandioca, bem do jeito das quermesses de antigamente! Para acompanhar, o suco de laranja feito na hora. Ô delícia pra recarregar a energia! Endereço: Rua Souza Naves, 132. Telefone: (43) 3344-28-45.

Vila Rica Lanchonete

A casa é antiga e recentemente foi reformulada. Lá provamos um bolinho de carne, que ganhou nosso coração. De formato bem rústico, o bolinho tem uma casquinha mais grossa e crocante. Ela forma um vácuo antes do recheio, que é pura carne. Fora isso, somente o necessário para dar liga. Deliciosamente mal passado, no recheio dá pra ver o mix de condimentos, muito muito saboroso e memoravelmente aromático. Uma bela surpresa que precisa ser provada! Endereço: Rua Piauí, 211. Telefone: (43) 3322-2835.

Pamonharia Flor de Milho

O Milho Verde é a estrela na Pamonharia Flor de Milho! O local fica bem pertinho da Concha Acústica, uma portinha com algumas mesinhas aconchegantes onde você pode saborear o milho nas mais variadas formas! Pamonha, curau, bolo de milho e destaque especial para a sopa de milho com frango, que é incrível. Endereço: Rua Senador Souza Naves, 153. Telefone: (43) 3324-6944

Só lembrando que além de todas estas delícias, nos dias 09, 10 e 11 de julho vai rolar o Liquida Gourmet, com foodtrucks no Calçadão e descontos por toda a cidade. Para saber mais, acesse >> Liquida Gourmet!

<<< Tem mais alguma portinha interessante pra incluir nesse roteiro de delícias pelo Centro? Conte pra gente! >>>

*as informações, promoções e preços descritos são válidos para a data das postagens e estão sujeitos a alterações*

 

 

 

 

 

 

Duda e Tati

Facebook | Instagram
  • Thiago Fernandes 8 julho, 2015 at 7:46 pm

    Pelo jeito vocês ainda não comeram o Bolinho de Carne do Sr. Lucílio (Estoril), rs.

  • Bárbara Romero 13 julho, 2015 at 9:40 am

    A casa de massas Bom Paladar agora serve pratos durante a semana no almoço.. Provem, uma delícia!

  • Segue a gente aê!

    Receba dicas de lugares para comer em Londrina!