Café com Propósito

100% Vegano

23 junho, 2016 por Maria Eduarda

Tag Cafés, Doces & Salgados, Jantar, Uncategorized, Vegetariana, , , , , , , , , , , , ,

Tem lugares que a gente gosta não só pela comida ou pelo cheiro de comida boa. É um pouco pela energia do lugar, pela energia das pessoas que cuidam dali com amor. Pelo carinho colocado em cada detalhe da decoração, pelo tempo que foi investido em cada pedacinho que compõe aquele espaço que te acolhe, que te recebe.

O Café com Propósito é um destes lugares. Já falamos sobre ele aqui no Baixa (antes se chamava Gardênia Café) mas voltamos lá porque eles passaram por uma grande mudança: agora todos os produtos do Café são 100% veganos, ou seja, todos os produtos servidos (comidas e bebidas) não são de origem animal, não fomentando assim a exploração dos mesmos.

WhatsApp-Image-20160608 (1)

Não é só uma questão de não ter carne nos pratos, mas os leites, os queijos e os demais ingredientes usados vem de outras procedências, não animal.

Por exemplo, o risoto é feito com tofupiry! Isso mesmo, um queijo “catupiry” feito de tofu. E por aí vai …

WhatsApp-Image-20160608 (5)

Bem, fomos lá numa tarde bem gelada depois de um dia de trabalho, ou seja, a fome era enorme. E foi difícil escolher o que pedir primeiro entre tantas opções tão sedutoras.

Começamos com uma coxinha de brócolis com queijo vegetal (sim! existe coxinha sem carne e vegana!).

Bem fritinha, daquelas de dar água na boca! O mesmo preço de uma coxinha na rua, mas muito mais leve, gostosa e saudável. Geralmente quem deixa de comer carne ou opta por opções saudáveis sente saudades de coisas essenciais à vida como a coxinha.

WhatsApp-Image-20160608 (13)

Bem, o Café com Propósito ama muito essas pessoas pois pensou bastante nessa questão e além dessa que provamos, eles também oferecem outras opções de recheios, como shitake, de ratatouille, de milho com cabotiá e de jaca (que é sazonal, pois jaca só se encontra na estação certa!).

Em seguida, provamos um dos sanduíches (também foi bem difícil escolher) que veio acompanhado da deliciosa veganese (maionese vegana, receita da casa). Pedimos o Natureba Vegano que é feito com shitake salteado e alho poró.

Para beber a escolha foi a Soda Tropicália, com calda caseira de limão siciliano, feita ali mesmo.

WhatsApp-Image-20160608 (4)

Depois veio a Tapioca (com tomate, rúcula, castanha e pesto). E se tivesse mais uma, eu comeria mais uma, seguido assim!

WhatsApp-Image-20160608 (7)

E ainda, decidimos que comer nesse inverno jamais é demais e pedimos um risoto! Eu estava bem curiosa a respeito do tofupiry e não me decepcionei nem um pouco! Uma delícia! Pedimos o de Risoto de Cabotiá e foi um dos risotos mais leves que já comi.

WhatsApp-Image-20160608 (2)

Por fim a realidade bateu e não conseguimos pedir sobremesa, pois não cabia mais nada! Mas levei um cookiee de chocolate e castanha do pará para casa porque o olho é sempre maior.

Na entrada do Café com Propósito tem um quadro negro que sempre traz uma frase gostosa e inspiradora. A de ontem dizia

“É inútil forçar os ritmos da vida. A arte de viver consiste em aprender a dar o real tempo às coisas. #slowfood”.

O slowfood (comida lenta, numa tradução bem direta) é um movimento que se espalhou pelo mundo todo com o objetivo de lembrar às pessoas de que comer é um dos maiores prazeres da vida, por isso cada momento dessa ação deve ser literalmente saboreado. Deste o preparo (que é feito com carinho, dedicação e cuidado com o que o outro vai comer), à espera pela comida que leva tempo para ser preparada com afeto (não vai ser só requentada ou descongelada) ao degustar sem pressa, comer sentindo cada garfada, aproveitando cada mordida.

WhatsApp-Image-20160608 (11)

Bem poético! E o Café com Propósito consegue nos trazer isso, sempre que saio de lá vou embora com a barriga feliz e o coração quentinho.

Vale e pena dar uma pausa na correria do dia a dia e ir tomar um café e comer com propósito de tornar essa vida mais doce, mais leve e com certeza mais gostosa!

WhatsApp-Image-20160608 (10)

*as informações, promoções e preços descritos são válidos para a data das postagens e estão sujeitos a alterações*

Café com Propósito

Rua Espírito Santo, 1123

Aberto de segunda a domingo, das 16h às 22h. Aos sábados abre mais cedo, às 12h. 

Faixa de preço: entre R$ 5,00 e R$ 25,00 o prato

Aceita cartões

Quem escreveu essa matéria foi nossa amiga, jornalista e professora Rebeca Nogueira, que além de tudo isso, tem uma marca de produtos artesanais para o cuidado pessoal, tudo natural, a Iaciara.

Maria Eduarda

Facebook | Instagram

Segue a gente aê!

Receba dicas de lugares para comer em Londrina!