Sete pães artesanais para experimentar em Londrina

Publicado por em 16/10/2017

Hoje (16 de outubro) é Dia Mundial do Pão! Este alimento tão rico, que desde os tempos remotos é o mais citado em todas as religiões, culturas e tribos. Cada uma com suas características próprias, mas todas envolvendo a magia que é transformar três simples ingredientes em alimentos saborosos e cheios de sustância.

Farinha, água e sal: a base é essa. Sem conservantes, sem aditivos químicos. Alimento de verdade, sabe? 😉 Se você, como nós, tem fascínio por este assunto, confira a matéria que fizemos para a Revista Drops.Interview no começo do ano: conversamos com dois padeiros de Londrina e eles nos revelaram vários segredos sobre o mundo da panificação >> https://goo.gl/4FnUwA 

E hoje, em comemoração a esta data maravilhosa, listamos sete produtores de Londrina que fazem e vendem pães incríveis, para todo mundo se deliciar. Confira:

Brot

A Brot surgiu da vontade de um alemão de comer pão bom aqui em Londrina! Jacob Ketterer se mudou para cá em 2011 e ele simplesmente não achava um pão como os que comia na Alemanha. Depois de muitos testes e cursos e mais cursos de panificação, surgiu a Brot! A padaria oferece pães e doces sem conservantes e aromatizantes. Nós amamos o pão de semente de girassol e o pretzel (assado) deles, feito com a tradicional receita alemã. A casa também oferece sanduíches e doces irresistíveis. Como comprar: a Brot fica na Av. Duque de Caxias, 1255 e funciona de segunda a sexta, das 09h às 20h; aos sábados, das 08h às 20h.

Flor do Campo – Massas Artesanais

A Flor do Campo surgiu com o propósito de fazer massa artesanal aliado ao crescente movimento de comer bem. Completamente diferente das industrializadas, elas são feitas com farinha orgânica. Outro produto igualmente delicioso é o pão de fermentação natural, que precisa de aproximadamente 12 horas para ficar pronto. O resultado é compensador. Os sabores e aromas da farinha realçados, agregando complexidade no paladar em uma massa de estrutura elástica e firme além de um pão que permanece fresco por mais tempo que o feito com fermento convencional. Como comprar: encomendas podem ser feitas pelo telefone ou whatsapp (43) 99124-0012. Todos os sábados, a Flor do Campo está na Feira Orgânica de Londrina (que acontece na Vectra – R. Bento Munhoz da Rocha Neto, 1225 – das 08h às 12h).

Forno

Buscando melhorar os hábitos alimentares, Pricila Cantú, fundadora e padeira da Forno, decidiu estudar o processo de produção de pães, seus ingredientes e métodos. “Eu estava em um ano sabático e pretendia voltar ao trabalho somente em julho deste ano, mas me apaixonei tanto que montei a empresa seis meses antes, em março de 2017”, disse Pricila. A Forno trabalha com a produção de pães artesanais, com receitas caseiras de fermentação natural. Como comprar: os pães podem ser entregues na sua casa ou trabalho, de segunda a quarta. Reservas via whats (43) 991328316 de segunda a sexta. Você também encontra eles nas feirinhas, confira os dias e horários: terças no Juntus Coworking, das 17 às 21h; e nas quartas, no Vila Verde Catuaí Shopping Londrina, das 17h às 22h.

Leveto – Pão sem Pressa

O advogado Carlos Francovig foi ao mercado comprar pão e, por um segundo, pensou em olhar o rótulo do produto. Foi um momento decisivo. Entre palavras grandes e incompreensíveis e farinhas enriquecidas, ele percebeu que naquele pacote poderia ter qualquer coisa, menos pão. Desde o choque ao ler o rótulo do pão, há sete anos, ele se tornou um autodidata na arte de fazer pães. Recriou receitas do caderninho da avó, construiu um mini laboratório de panificação em casa e colocou a família toda para degustar suas delícias. O Carlos lançou recentemente a Leveto e o nome já diz tudo, é o pão sem pressa – de fermentação natural, feito com farinha de primeira e de maneira totalmente artesanal. Brioches, pães tradicionais, focaccias, pães doces e recheados fazem parte do cardápio da Leveto. Como comprar: via direct no instagram da Leveto.

Molina Boulangerie

A Molina traz o conceito de padaria francesa, com pães e doces de diversos sabores, produzidos artesanalmente, sob comando do experiente o chef boulanger Wanderley Molina. O diferencial é o uso somente de produtos naturais, livres de químicos e conservantes, o que garante leveza e sabor único aos pães. Tem sempre alguma novidade saindo do forno direto para o balcão, que vão desde os pães mais rústicos feitos com levain, até os integrais, doces, bolos, pão de mel, e muito mais! Não deixe de provar o pão integral com nozes e damasco e as bolinhas de tapioca (feitas com tapioca e queijo parmesão!). Como comprar: a Molina fica na Rua La Paz, 73 e abre de terça a sábado, das 15h às 19h. Se preferir, você pode encomendar pelo whatsapp (43) 99190-3344.

Nelson Boulangerie

Fundada pelo mestre padeiro Nelson Kataoka, em 1997, 1997 a padaria artesanal segue rigorosamente as normas da boulangerie francesa, com fabricação tradicional e receitas originais. O fermento natural (levain) da boulangerie tem 20 anos de idade e é alimentado todos os dias. São cerca de 40 tipos de pães em uma verdadeira seleção de clássicos da panificação mundial. Tudo fresco e natural: sem aditivos químicos, sem congelamento e sem pré-mistura. Experimente a tradicional baguete francesa com uma boa manteiga. É um deleite. Como comprar: a Nelson fica na Av. Madre Leonia Milito, 446 e funciona de segunda a sábado, das 11h às 19h.  

Padoca do Tiorix

Tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho do padeiro Ricardo de Arruda Mendonça em uma visita que fizemos ao espaço coletivo A CASA. Além de encantadas com a arquitetura do local, saímos de lá com um pão incrível do “Tio Rix” para experimentar. Ele faz pães artesanais de fermentação natural, massas e molho de tomate. São vários tipos de pães: focaccias, pães recheados, baguettes e mais! Recomendamos o pão multigrãos, que além de lindo, é um super alimento. Feito com fermento natural, chia, quinoa, gergelim, gergelim preto e linhaça dourada. Saboroso demais! Onde comprar: encomendas podem ser feitas pelo whatsapp (43) 99651-3333 e você também encontra estas maravilhas na CASA (Rua Paranaguá, 1870). 

Atenção: as informações, promoções e preços descritos referem-se a data da publicação e estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.